Estamos em novo endereço: www.recantodabiologia.com.br. Aguardamos sua visita.Obrigado!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sucos naturais: o caminho para uma alimentação mais saudável

Olá pessoal!

        Estamos no outono, entretanto, o calor não dá trégua em muitos lugares do Brasil e nada melhor que um suco natural geladinho para aliviar os efeitos das altas temperaturas e/ou de sensação térmica, promovendo refrescância e trazendo ânimo ao repor nutrientes essenciais para o equilíbrio do organismo. A água, solvente da polpa de frutas, hidrata e regula nossa temperatura corporal, e ainda participa de uma série de processos químicos intracelulares, e encontramos também as vitaminas e sais minerais nas polpas, cujo são importantes para a manutenção da saúde, refletindo até na estética da pele, de unhas e cabelos, inclusive.
       Os sucos naturais em relação aos industrializados possuem maiores quantidades de nutrientes, desde que consumidos logo após o preparo e são desprovidos de conservantes. Podem ser agregados açúcares, leite, cereais, ervas e condimentos, porém, para quem deseja seguir uma dieta hipocalórica, deve evitar consumir os açúcares (principalmente refinados, leite condensado e mel), apostando somente na frutose, um açúcar comum em frutas, e adição de leite desnatado. Para quem é diabético, é necessário listar com o médico quais as frutas liberadas para a dieta e agregar adoçante. 
    Os sucos que contêm fibras provenientes das frutas ou mesmo dos cereais inclusos, promove saciedade, o que reduz a fome e estimula a atividade intestinal, sendo indicado para pessoas que possuem problema de prisão de ventre (constipação)Quanto mais sinergia (combinação) de frutas, ervas e condimentos, mais rico o suco se torna a nível nutricional. Especialistas da área de nutrição e medicina indicam ao menos um suco por dia, podendo ser tomado no intervalo de refeições, ou substituindo refrigerantes. Abaixo segue duas receitas de sucos deliciosos e as suas propriedades medicinais:

1) Suco de Abacaxi com Hortelã.

Indicado para pessoas que estejam sob dieta e/ou desejam emagrecer, dada sua ação diurética, eliminando impurezas do sangue, além de toxinas e reduzindo a retenção hídrica.

Ingredientes:

- 1 litro de água;
- 6 rodelas de Abacaxi (sem miolo); e 
- 4 folhas de Hortelã.

Modo de fazer: coloque os ingredientes no liquidificador, adicione pedras de gelo conforme preferência, bata, coe e sirva.

2) Suco de Acerola, Laranja e Guaraná em pó.

Indicado como termogênico (aumenta o metabolismo, beneficiando a queima de gordura corporal), energético, fortalecedor do sistema imunológico e de fixador do mineral ferro (podendo ser um auxiliar no tratamento contra a anemia ferropriva).

Ingredientes:

- 450ml de água;
- 300ml de suco de Laranja;
- 75g de polpa de Acerola;
- 1 colher de café de guaraná em pó; e
- Água mascavo a gosto.

Modo de fazer: coloque os ingredientes no liquidificador, adicione pedras de gelo conforme preferência, bata e sirva em seguida.
__________________________________________________________________________________

QUESTÃO PARA PESQUISA:

Quais as vitaminas e sais minerais presentes nestes dois sucos?

E fiquem ligados, novas receitas serão postadas no blog em breve. Havendo dúvidas, gentileza enviar e-mail para recantodabio@gmail.com.

Abraço!

PS - correções (em vermelho) efetuadas em 02/05/13.